anr_natal
Novidades

Origami – Aula Básica


 

Passo 1

 

Origami

O que é Origami?

 

Origami é a arte de dobraduras em papel. Teve origem no Japão, cujo o nome de origem é orikami, signigica dobrar papel:

Ori – dobrar

Kami – Papel

 

 

Passo 2

 

História

Esta arte foi transmitida de geração em geração entre os japoneses. Atualmente há adeptos em todo o mundo que praticam esta arte.

O Origami tem suas regras: folha de papel quadrada, sem cortes. Mas não são regras absolutas e há inúmeras dobraduras fora deste esquema, mas trazem mais simplicidade e desafio a criação de formas.

É uma arte muito interessante e desempenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade.

 

Esta técnica teve origem no Japão, mas começou a ser aperfeiçoada no mundo inteiro, mas para os japoneses cada forma tem um significado diferente, por exemplo, Tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

 

As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, assim representava a natureza das cerimônias religiosas.

 

Estes, porém, eram a mistura de origami com kirgami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregar regras rígidas para a arte do origami como, por exemplo, não cortar ou colar as folhas.

 

Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses.

 

 

 

Passo 3

 

Características

Uma dobradura origami é de tal forma complexa que não adianta tentar desdobrá-la e seguir as marcas que ficam no papel, você não conseguirá refazer. Esta é uma das mais complexas formas de travas anti pirataria do mundo. Até a Microsoft tentou copiá-la, mas falhou grandiosamente e o resultado está nas bancas de quase todos os camelódromos do mundo.

 

 

Passo 4

 

Materiais mais comuns

Papel cortado em forma de quadrado, tamanho 15 cm x 15 cm.

Você pode utilizar papel sulfite, papel craft, papel de propaganda (daqueles distribuídos nos semáforos, com anúncios de apartamento e ofertas do supermercado) ou mesmo folhas de revista. O papel colorido deixa a dobradura mais atraente e bonita.
Dispense o jornal, pois o papel é muito fino e rasga com facilidade.

Palito de sorvete ou uma régua.

Para fixar bem cada dobra do papel.

Créditos:

Wikipédia

Brasil escola

Livraria Cultura

Publicado em: 23/09/09

Copyright MVA Comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da MVA Comunicação.

 

 

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      dois × três =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha