anr_natal
Novidades

Piauí é escolhido para projeto piloto de embalagem para artesanato

O Piauí foi escolhido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para executar o projeto piloto Embalagem de Artesanato. Durante o desenvolvimento do projeto serão realizadas oficinas de criação e consultorias junto às entidades que trabalham com as diversas tipologias do artesanato como cerâmica, porcelana, vidros, fibras naturais, couros, bijuterias, entre outras.

Nesses treinamentos, os artesãos serão orientados sobre a correta confecção de embalagens para os produtos e evitar perdas, fidelizar clientes e conquistar mercados. A previsão é que as capacitações iniciem no segundo semestre desde ano.

Os artesãos receberão ainda dicas de como embalar os produtos, agregar valor ao artesanato e de materiais apropriados para cada tipologia. Tudo isso baseado no Manual de Boas Práticas para Embalagem de Artesanato. No manual são apresentadas as diversas formas de embalagem, que podem ser usadas como diferencial competitivo.

Os participantes das capacitações conhecerão também aspectos mercadológicos, funcionais e econômico das embalagens. Durante a parte prática, serão fabricadas caixas, mostradas máquinas de corte e materiais necessários para a fabricação das embalagens.

No Manual de Boas Práticas para Embalagem de Artesanato há ainda um capítulo específico para os artesãos interessados em exportar suas peças.

De acordo com o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos, o artesanato piauiense é referência nacional, por isso a escolha do Estado para execução do projeto piloto.

“A beleza e a identidade do artesanato piauiense são singulares. O Sebrae atua nesse segmento fomentando a competitividade e levando informação para os artesãos. As entidades atendidas pelo Sebrae evoluíram bastante na gestão dos empreendimentos, na produção e no design, dando maior visibilidade para os produtos locais”, avaliou Vasconcelos.

O gerente destaca ainda que o artesanato do Piauí conquistou posição de destaque no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e no Prêmio Sebrae Top 100 Artesanato.

O Sebrae no Piauí atende cerca de 400 artesãos, representados por cooperativas, associações, além de Empreendedores Individuais.

Fonte: G1 e Sebrae

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      quinze − 1 =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha