anr_natal
Novidades

História e cuidados do Bauernmalerei


História e cuidados do Bauernmalerei:
Bauernmalerei”, significa Pintura de Camponês (“Bauern” = camponês e “Malerei” = pintura).
A “Bauernmalerei” tem origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos 17 e 18.
O folclore desse estilo de pintura foi uma forma alegre e barata que a população rural encontrou para decorar as suas casas.
Enquanto a nobreza exibia um mobiliário requintado e marchetado, os camponeses passaram a pintar móveis, portas, paredes, tetos, floreiras e peças de decoração em geral com um estilo próprio.
Essa tradição atravessou as gerações e pode ser reconhecida até hoje em residências e interiores de outras construções.
A pintura camponesa retrata a visão simples da natureza, como as flores (rosas e tulipas) e os pássaros, em cores fortes e contrastantes.
Há variações como o Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e o Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores iluminados em fundo preto.
O bauern é também denominado Pintura Bávara. Isto porque a Bavária é a região da Alemanha que com mais força promove esta arte.
Forte expressão da arte folclórica alemã, o Bauernmalerei espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas.
Constitui hoje um elemento de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado, que passa pela linha “folk” (enfoque da pintura mais rústica e carregada em tinta e cor) até os desenhos de toque mais suave e delicado.
Cuidados:
Para conservar sua peça, basta tirar o pó e dar polimento com uma flanela bem “lavada” (que não solte pêlos), podendo passar periodicamente uma fina camada de cera em pasta incolor de boa qualidade ou pasta incolor para calçados e polindo com flanela.
Fonte: Companhia das Terras

 

 

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      cinco × 3 =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha