anr_natal
Novidades

Dicas de Sabonetes

Modo de fazer:
O sabonete artesanal não precisa ficar liso, a sua aparência é rústica, pois ele não é industrializado.

Não se incomode se ficar bolinhas de espuma na peça, isto é normal,e o sabonete não perde sua qualidade.

Algumas essências mais baratas são para outras finalidades. Em todo tipo de sabonete, utilize apenas essências próprias para sabonetes.

Geralmente borrifa-se álcool de cereais depois de estar derretido para tirar a espuma, o álcool de cereais resseca a pele. A glicerina já contém álcool, portanto não há necessidade de acrescentar mais álcool de cereais na receita.

Utilize materiais baratos, para fazer uma barra de 1 kilo de sabonete a forma de Strudel é ideal, já vem com marcas para cortar os pedaços de sabonete, é possível cortar 10 pedaços de 100 gr cada um sem errar. As formas de madeira são muito caras, para modelar o sabonete compre as formas em lojas de material para ovo de páscoa, você terá uma grande diversidade, a preço acessível.

Para derreter a glicerina ou esquentar qualquer outra substância a ser utilizada no sabonete, use uma panela esmaltada. Nunca use recipiente de alumínio ou com teflon no preparo de sabonetes. Estes materiais soltam resíduos que alteram o resultado final.

A base de glicerina deve ser picada de maneira uniforme. Derreta-a sempre em fogão elétrico. Não deixe a glicerina ferver.

Para mexer a glicerina podem ser usados: bastão de vidro, espátula, colher de plástico ou colher de aço inoxidável.

Use corante à base de água. Coloque-o aos poucos na glicerina até obter o tom desejado.

Utilize sempre essências próprias para sabonete, tomando cuidado com as essências cítricas que podem manchar a pele e com as essências de má qualidade de cravo e canela, que irritam a pele.

Deixe o sabonete secar naturalmente. Não o coloque na geladeira, nem em frente ao ventilador.

Por que o sabonete parece que transpira ou cristaliza?
Tem alguns fatores que leva a este resultado, a glicerina tem uma propriedade que acaba sendo um defeito, ela absorve a umidade do ar e acaba formando esta gotinha por fora do sabonete, mas não se preocupe, pois usando uma glicerina de boa qualidade isto raramente ocorrerá, outra situação é se você deixar a glicerina ferver, neste caso as partículas irão se comprimir e poderão repelir alguma propriedade e por ultimo se você derreter em “banho Maria”, neste caso o vapor entra na glicerina prejudicando processo e levando a este resultado novamente.

O que é e para que serve o extrato glicólico? O extrato glicólico é extraído de ervas, raízes, frutas, mel, sementes entre outros produtos que tem propriedades especiais, muitas vezes ricas em vitaminas e cada um especifico para cada tipo de pele. É considerado como o hidratante das nossas receitas.

Qual a diferença entre o Lauril liquido e o anfótero? resposta: O Lauril Éter sulfato de sódio é o espumante que encontramos diariamente nos produtos que já usamos, é próprio para pele. Já o anfótero é da família do lauril, mas não tão espumante e é mais caro.

Por que você não usa o álcool de cereais? Eu não uso pelo fato de saber que ele além de ressecar a pele também faz perder o aroma do sabonete. No fim do ano cheguei a conclusão junto com alguns químicos de lojas que o excesso de álcool na base faz evaporar a cor do sabonete depois de pronto, e se você utilizar uma base de qualidade e manipular corretamente não formará espuma e caso forme basta remover com um pano úmido.

O que faz o Sabonete ficar mole? Se você derreter pouca glicerina e acrescentar muitas propriedades pode abalar a estrutura da base e não endurecer.

 

Deixe seu comentário

comentarios

1 comentário
  1. Resposta
    Gilson 22 de abril de 2016 em 16:47

    Olá. Qual limite de óleos em ML recomenda usar para cada 1kg de base glicerinada? O que é melhor para ajudar a endurecer a a barra, óleo de côco ou de palma?

    Deixe uma resposta

    18 + 12 =

    Crie sua conta ANR
    Trocar a senha