anr_natal
Novidades

Dicas de Ponto Cruz



Ponto Cruz:
Você deve usar três fios de linha na agulha para bordar em tecidos como etamine ou cânhamo. Se for bordar no linho ou tecido com mais de cinco pontos por centímetro linear, dois fios é o suficiente.
Sempre que você iniciar algum trabalho enfie a agulha pelo avesso, transvasando-a pelo lado direito.
Não esqueça de deixar a ponta da linha no avesso com 1cm.É melhor optar pelas agulhas à direita.

Para encontrar o meio do tecido você deve dobrá-lo em quatro, depois que abrir o mesmo, a marca da linha de intersecção será o centro do tecido.
Para bordar a carreira de volta, venha sempre da esquerda para a direita, enfiando a agulha na vertical e introduzindo o fio sobre o ponto antecedente.
Se você tem dificuldade para interpretar um gráfico, olhe em cada quadrado, pois ele representa um ponto cruz feito sobre um bloco de fios de tecido.
Sempre que for terminar seu bordado saia com a linha pelo lado avesso do tecido.

Se você quer fazer um nozinho francês enrole a linha duas vezes na agulha e segure-a constantemente. Depois vire a agulha para trás e coloque-a na fenda de saída da linha. Termine puxando o fio pelo avesso do tecido. Mantenha a linha esticada.
Para fazer o meio ponto enfie a agulha pelo avesso do tecido. Faça pontos na diagonal da esquerda para a direita. Pegue o mesmo número de fios.
Faça somente o acabamento mitrado em bainhas.

O ponto cruz bordado em cânhamo grosso (6 fios por centímetros linear) deve ser feito sobre 2×2 fios de linha. Para os bordados em cânhamo fino (10 ou 11 fios por centímetros linear) use 2×2 fios de linha.
O etamine pespontado miúdo é aquele com cinco quadrados por centímetros linear. Já o etamine miúdo tem sete quadrados por centímetros.
Você pode encontrar também o etamine ou panamá que possui quatro quadrados por centímetros linear.
O favo é um tecido que tem dois quadrados por centímetros linear.

Se você quer bordar um ponto cruz duplo use o algodão quadriculado com quadrado de 0,8cm. Para o ponto cruz, você pode também usar o rústico-telado, um tecido que tem quadrados de trama aberta para fios mais grossos.
Os barrados de toalhas tem aproximadamente 35 pontos. Meça bem o motivo antes de iniciar o bordado.
Figuras grandes e complexas, se forem bordadas em toalhas de banho ou rosto, é preferível que se borde apenas um motivo centralizado para que não fique muito pesado.
Motivos com mais de 35 pontos são ideais para toalhas de mesa.

 

Deixe seu comentário

comentarios

1 comentário

      Deixe uma resposta

      17 + 13 =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha