anr_natal
Novidades

Destaque no artesanato, Município se desenvolveu a partir do vime, mas cresce no turismo de aventura

Rio Rufino é muito mais do que um município da Serra Catarinense. Apesar de pequeno, consolidou-se como a Capital Nacional do Vime. Ao lado de cidades polos no turismo de inverno, como Lages, Urubici e Urupema, ainda não se desenvolveu na arte de receber visitantes.

O foco da economia local ainda se mantém com o vime. Além de peças de artesanato, o material se transforma em móveis e ganha o Brasil e até o exterior. A pecuária e a agricultura também são destaques neste pequeno município.

Uma atividade que cresce a cada dia é a observação de pássaros e animais. Não é raro aparecer um curioso, um observador amador ou até um pesquisador em busca de belas proezas feitas pelos bichos em plena natureza.

E que ambiente natural, diga-se de passagem. A cidade conta com cachoeiras, cavernas e locais para trilhas. Assim como um rampa de voo livre.

É bem provável que nos próximos anos,  a economia local se abra para o turismo de aventura. Afinal, não há como deixar de lado as lindas paisagens de Rio Rufino, que encanta qualquer amante da natureza.

Ademar de Bona Sartor, prefeito:
“A cidade tem um povo acolhedor e belezas naturais. O sonho do povo rufinense é melhor qualidade de vida e geração de emprego, que nos últimos anos deram um salto grande”.

:: Saiba mais

? População: 2.440 habitantes
? Localização: na Serra Catarinense, a 69 km de Lages
? Área: 282,57 km
? Emancipação: 12/12/1991
? Características:  município de interior que se destaca pela produção de artesanato
Atrativos: turismo de aventura, turismo rural, turismo de inverno
? Particularidades: é a Capital Nacional do Vime
? Curiosidades: a cidade participa da Rota da Truta, que une diversos locais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ideia é desenvolver a pesca sustentável, que integra tradições e costumes locais.
? Pontos turísticos: Cachoeira Rio do Tigre, Cascata Alto da Serra, Cascata Serraria Velha, Caverna do Rio do Leste, Pedrinha da Cruz, Quedas do Alto da Serra, Alto da Serra.

 

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      5 × três =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha