anr_natal
Novidades

Artesãos do Baixo Sul participam de missão técnica ao Tocantins

A ação será realizada no período de 28 de julho a 2 de agosto e visa fortalecer artesanato da região

Buscando a troca de experiências para dinamizar ainda mais o artesanato do Baixo Sul da Bahia, artesãos da região participam entre 28 de julho e 2 de agosto de 2013 de uma missão técnica para o Tocantins. A iniciativa é do projeto Sebrae Bahia no Território do Baixo Sul e surgiu a partir da identificação, junto com o colegiado do Território da Cidadania do Baixo Sul, da necessidade de fortalecer o artesanato à base de fibra de piaçava, tornando a atividade uma das maiores em geração de renda e emprego na região.

A ação busca ainda estimular nos participantes a compreensão do processo de valorização do capim dourado no Tocantins. Com a palha do capim dourado, os artesãos produzem materiais como pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos e peças de decoração. A atividade será verificada pelos sete participantes do Baixo Sul que estarão presentes na missão técnica.

De acordo com o técnico do Sebrae, Amândio Barbosa, o intercâmbio é um importante mecanismo para que os Estados possam dialogar sobre a cultura bem como estreitar os laços de parceria no que diz respeito às novas tecnologias de cultivo e infraestrutura de beneficiamento dessas fibras. “Além disso, buscamos desenvolver na Região do Baixo Sul da Bahia um fortalecimento do artesanato com base no insumo, nos moldes de Tocantins, valorizando a fibra da Piaçava”, completou.

Apoiam a iniciativa a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Colegiado do Território da Cidadania do Baixo Sul, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Prefeitura Municipal de Valença, a Secretaria de Indústria e Comércio de Valença, Prefeitura Municipal de Igrapiuna e a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap).

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      2 × quatro =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha