anr_natal
Novidades

Coleção Toque Brasil valoriza artesanato regional

Os capixabas estão ocupando posições de destaque no artesanato nacional. O trabalho Conchas do Espírito Santo foi identificado com referência no país e participa agora da coleção Toque Brasil, criada pela designer Heloisa Crocco, com apoio do Sebrae no Espírito Santo em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). A coleção está exposta no hall de entrada da unidade do Sebrae na capital. A exposição começou nessa segunda-feira (29) e permanece por um mês.

Segundo a gestora do programa Sebrae de Artesanato Capixaba, Izolina Passos, essa exposição mostra mais uma das ações do programa de Artesanato. “Podemos destacar o trabalho que o Sebrae tem desenvolvido com as comunidades, por meio do reconhecimento nacional do artesanato de conchas do Grupo Conchas BrasilES de Anchieta, que é feito de forma sustentável e dentro das tendências e demandas do mercado”, afirma.

O lançamento da Toque Brasil aconteceu na segunda edição do Salão +B – Salão Brasileiro de Negócios de Moda e Conteúdo Criativo, no inicio de abril, em São Paulo. A coleção faz parte do projeto Comunidades Criativas, da Abest em parceria com o Sebrae. A proposta é estimular o crescimento de comunidades brasileiras que trabalham com artesanato.

Nesse projeto são trabalhadas a cada seis meses três comunidades criativas a fim de que consigam incorporar design e maior valor agregado a seus produtos, além de uma metodologia comercial para suas atividades. A ação visa a capacitar essas comunidades com técnicas e design inspirado em referências brasileiras. O objetivo é valorizar as capacidades locais, incentivando o comércio justo e promovendo a inclusão desses grupos na indústria da moda.

Os artesãos são orientados quanto à comercialização, obtendo para isso uma logomarca para a comunidade e sugestões de embalagens adequadas para os produtos. O trabalho gerará um relatório do impacto das oficinas em termos de produto, produtividade, capacitação e consciência ecológica, além de um roteiro para ser seguido após o término das oficinas.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      seis − cinco =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha