anr_natal
Novidades

Artesãs nortenses dão show no Curso de Artesanato em palha de milho

As 11 artesãs nortenses que participaram do Curso de Artesanato em palha de milho, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), em parceria com o Senar e o Sindicato Rural do Rio Grande, na última semana, deram show de persistência e superação.

Encantada com o resultado, a instrutora do Senar, Eva de Moura, conta que ficou surpresa com a habilidade das alunas, já que a maioria nunca havia lidado com a matéria-prima. “Sem grandes dificuldades, elas conseguiram até fazer o ‘amarradinho’”, que pode ser visto em diversos objetos decorativos de origem açoriana e italiana.

Para promover o resgate cultural e aproximar a nova técnica à realidade nortense, as artesãs produziram utilitários, como bolsas, baús, acentos de panelas, porta-guardanapos e itens decorativos: flores, guirlandas, imãs, enfeites para vidros e garrafas, bonecos, dentre outros, que trazem elementos típicos de São José do Norte, como a réstia de cebola e a concha.

Da confraternização de encerramento do curso, realizada na sexta-feira, 10, surgiu a ideia de fomentar o cooperativismo entre as artesãs nortenses, que, de acordo com Eva, além de determinação, têm potencial, e contam com matéria-prima abundante no Município.

A instrutora do Senar encerrou a atividade lembrando que, a partir de então, ninguém deve repetir a frase: “eu não consigo”, pois todas fizeram trabalhos lindíssimos, mostrando que, independente de qualquer fator, tem condições de aprender, produzir, comercializar e multiplicar o conhecimento.

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      10 + dezessete =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha