anr_natal
Novidades

Artesã Ilara Vasques


Découpage:
A Découpage surgiu na Europa no século XVI trazida pelos portugueses e espanhóis.

Foi introduzida na Itália e França com a utilização dos leques feitos pelos chineses. Estes leques, chamados Découpe eram feitos em madeira e pergaminho intercalados com listas de veludo e aplicações.

Atualmente é uma técnica bastante difundida e utilizada na madeira. Como artesanato ela pode ser utilizada tanto em madeira, como em vidros, papéis especiais para encadernações, couro, etc. Sua técnica consiste basicamente na colagem de uma determinada figura, imagem, etc, sobre uma superfície que poderá estar rústica, áspera, lixada, pintada, envelhecida, etc.

Esta imagem no artesanato mais moderno, principalmente no estilo country, é colada sobre uma peça de madeira já previamente pintada normalmente com tinta PVA.

Découpage – Corte, talho; modo de trinchar.
Découpe – Recorte, adorno de vestido; corte de madeira.
Découper – Cortar, talhar, recortar, contornar, desenhar.

Dica:
Como em qualquer trabalho artesanal, procure fazer dele a sua melhor obra, mesmo que seja apenas, lixar um simples pedaço de madeira.

Ao recortar uma figura, não deixe um canto maior que o outro, ou o fundo branco realçado. Disfarce com tinta se você não conseguir recortar com exatidão.

Faça da sua lixa a melhor amiga de sua obra, pois dela partem todos os princípios de um bom artesão, entre eles o bom acabamento.

Não despreze a limpeza das dobradiças e fechos, pois sua boa aparência é em muitas vezes, fundamental para a aquisição de seu produto.

Para que sua imagem não “fique no ar”, sempre faça uma sombra para que ela “fique no chão”. O artesanato é um trabalho digno como outro qualquer, e por isso deve ser valorizado, portanto, caberá a você valorizá-lo pelo seu bom e até, excelente acabamento. Pense nisso com carinho.

Ilara Vasques
(11) 5549-3994
ilaravasques@yahoo.com.br

 

 

Deixe seu comentário

comentarios

Teremos o maior prazer de ouvir seus pensamentos

      Deixe uma resposta

      18 + 11 =

      Crie sua conta ANR
      Trocar a senha