O fosqueamento é muito usado em brindes e souvenirs!

1998

Neste artigo vamos falar de como usar o fosqueamento para brindes e souvenirs, dando dicas e caminhos

O fosqueamento modifica a superfície polida do vidro, tornando-a fosca. Por isso, várias empresas usam esse método para divulgar suas marcas através do fosqueamento, utilizando-as como brindes e souvenirs. E para você poder fazer isso e muitas outras coisas, trouxermos algumas dicas e imagens que irão inspirar a sua criatividade!

fosqueamento7 DICAS IMPORTANTES:

Dica 1 – Como fazer a personalização das logomarcas: A maneira mais prática de fazer as logos é solicitar ao cliente um arquivo com a logo correta e de preferência em alta definição, levar este arquivo para uma gráfica rápida que irá analisar e fazer uma prova em vinil adesivo. É partindo do adesivo que você fará a personalização.

Dica 2 – O que é Logomarca e logotipo. É importante saber que logomarca é a identidade da empresa e devemos seguir a risca a figura, que representa a empresa. Exemplo: A logomarca da Mercedes Benz é uma estrela enquanto a Nike de materiais esportivos, é um traço, considerado uma das marcas mais bem desenvolvidas pela sua simplicidade.

fosqueamento-brindes-e-souvenir-logomarcaLogotipo é parte escrita da marca no caso da Mercedes há uma letra específica que ela usa para escrever Mercedes Bens o mesmo acontece com a Nike, (colocar uma imagem pequena) as letras são tipologias por isso o nome logotipo.

fosqueamento-brindes-e-souvenir-logotipoDica 3 – A aplicação na superfície do vidro. Quando o vidro é plano a aplicação é muito mais fácil, porém quando o vidro é curvo o processo é bem mais difícil pois o adesivo deve ficar muito bem aplicado para não distorcer a imagem, para isso deve se usar uma espátula que é muito utilizada no envelopamento de carros e outras superfícies e até um soprador de ar quente para amolecer o adesivo pode ser substituído por um secador de cabelos.

Dica 4 – A aplicação da Pasta Fosqueante: A aplicação deve seguir os cuidados informados pelo fabricante no site www.pastafosqueante.com.br pois o produto é um ácido que irá corroer a película brilhante do vidro para formar a imagem da logo do seu cliente.

Dica 5 – Fosqueamento por Vaporização. A Pasta Fosqueante, faz o fosqueamento a partir do contato com a superfície do vidro, porém vale ressaltar que em alguns casos, ela agride a área em volta do adesivo, é o que conhecemos por fosqueamento por vaporização, se o adesivo tiver sua borda muito estreita (fina) pode acontecer de fosquear onde não queremos, para evitar este acontecimento é recomendado que as bordas sejam largas o suficiente para evitar esta vaporização ou proteger com papel (jornal) as laterais do adesivo que evitará o fosqueamento.

Dica 6 – Cuidados básicos

  • Não usar em ambientes fechados;
  • Procurar sempre local ventilado;
  • Usar máscara, luvas e óculos de proteção;
  • Aquecer manualmente com uma espátula de madeira ou plástico antes de usar;
  • Se o produto endurecer, aquecer o pote em banho-maria com a tampa. Tomar cuidado para não cair água no produto, pois vai estragar a pasta.

Dica 7 – Distintivos de times de futebol. Este mesmo processo pode ser usado para times de futebol, todos nós sabemos que é preciso pagar direitos para usar os distintivos dos times, mas, este é um trabalho artesanal feito em baixa escala, por este motivo não é viável a cobrança pelo time, seria mais trabalhoso e pouco rentável ao time fazer este controle. Mas para o uso em escala deve haver a compra do direito de uso, pagando os royalties.

Pelo fato de ser acessível e fácil de usar, o fosqueamento pode ser feito por qualquer pessoa! Usando a Pasta Fosqueante, os números de possibilidades são enormes. Então aprenda como fosquear clicando no botão abaixo:

fosqueamento-brindes-e-souvenir-pasta-fosqueante fosqueamento-brindes-e-souvenir-seu-vizinhoVeja algumas imagens:

vidros

 

VIA: Artesanato na Rede/Pasta Fosqueante
IMAGENS: Artesanato na Rede/Internet
COLABORAÇÃO DE TEXTO: Frederick F. Muñoz